Sobre Tapetes

Os fundos representam a forma como os desenhos ou objectos estão dispostos nos tapetes e os três principais tipos podem ser classificados em: uniformes, medalhões e um-lado.

Uniforme: Neste tipo de fundo não existem desenhos dominantes e os motivos são uniformemente dispersos no tapete. Geralmente um motivo é repetido várias vezes no tapete, podendo estar ligado entre si. Afshan é um termo Persa que significa disperso, sendo atribuído a tapetes cujos desenhos pertencem a este tipo de fundos.
Nos fundos uniformes com desenhos repetitivos, um único motivo ou grupo de motivos é repetido uniformemente pelo tapete. Nos repetitivos sem fim, a repetição não têm um fim visível, sendo os desenhos interrompidos pelas bordas do tapete.
Algumas pessoas atribuem a este tipo de fundo o símbolo da eternidade. Os fundos uniformes em painel são fundos divididos em secções. Um determinado motivo pode ser repetido em todos as secções, ou diferentes motivos podem ser repetidos em secções diferentes.

Medalhões: Os fundos com medalhões são caracterizados pela presença de uma peça central designada por medalhão também designada por Toranj (termo Persa). Este tipo de fundo é o mais representativo das tapeçarias orientais, sendo apresentado em variadas formas como ovais, circulares, triangulares, octogonais, hexagonais e em forma de estrela.

Um só lado: Estes tapetes tem a particularidade de só poderem ser correctamente vistos numa determinada posição, tal como acontece numa fotografia ou quadro. Os tapetes de oração e os tapetes com gravuras pertencem a esta categoria. O desenho mais comum nos tapetes de oração é representado pelo Mihrab.

  Voltar