Sobre Tapetes

Karabagh: Região do Azerbaijão, com uma povoação de origem Arménia e famosa pelos seus diferentes estilos de produção de tapetes. Esta região mudou durante o início do Séc. XX o estilo de desenhos até então produzidos, começando a produzir desenhos com motivos florais de inspiração Europeia.

Karapinar: Cidade da Turquia famosa pela produção de carpetes. Normalmente com uma base em lã usa nos seus desenhos diferentes estilos de medalhões.

Kars: Actualmente uma cidade Turca, mas no passado a antiga capital da Arménia. As carpetes aqui tecidas são em muito semelhantes a região de Kazak no Cáucaso.

Karyola (Turquia): Nome dado a tapetes com a medida aproximada de 4 M2 (1,50x2,50).

Kashan: Este é um dos mais importantes centros de produção do Irão. Ainda hoje os tapetes desta região são muito procurados pela sua qualidade e desenhos muito tradicionais, de inspiração Persa. As cores mais usadas são os Vermelhos e Azuis.

Kashmir: Região do Norte da Índia, também famosa pela sua produção de carpetes em lã ou seda. Neste momento a produção de carpetes concentra-se mais na quantidade do que na qualidade, esquecendo um pouco a grande tradição desta região.

Kayseri: Cidade Turca situada na região da Capadócia. Famosa pelos seus tapetes com estrutura em algodão e desenhos de inspiração Persa. Esta cidade também é conhecida pelos belos tapetes de Oração que produz.

Kazak: Cidade do Cáucaso que se localiza na fronteira entre a Geórgia e Arménia. O nome Kazak, além das carpetes, identifica algumas tribos nómadas da região do Cáucaso.
Hoje em dia os tapetes antigos Kazak são muito procurados pela sua qualidade de lãs, belos desenhos geométricos e cores luminosas.

Kelardasht: Cidade do Irão Central e que produz uma das qualidades mais procuradas no nosso mercado, pela simplicidade do desenho, cores atractivas e que se adaptam bastante às decorações de estilo mais moderno. É uma qualidade de média densidade, fazendo disso também um atractivo em termos comerciais.

Kelle (Turquia): Nome dado a tapetes com uma dimensão aproximada de 6 M2 (2,00x3,00).

Kerman: Antiga cidade Persa e um dos mais importantes centros de produção de Tapeçarias durante muitos séculos. Esta região é famosa pelos seus tapetes extremamente finos e com motivos florais, usando cores bastante intensas, que com o passar dos anos se tornam muito atractivas e suaves.

Khamseh: Diferentes tribos Nómadas da região de Fars, no Irão. Produzem normalmente Kilims em lã com cores fortes e luminosas com motivos geométricos.

Khorasan: Região do Irão com grande tradição na produção de tapeçarias, principalmente pela grande qualidade das lãs.

Kilim: Técnica de produção de tapetes, tecelagem. A textura final deste tipo de tapeçaria é que vulgarmente chamamos de "Pêlo Rapado".

Kilim: Os kilims são um género específico da tapetes, merecem um item próprio devido ao crescimento deste mercado. Pela tradução literal o kilim pode ser definido como "Trama de Tapete". Se enchermos o kilim de lã ele torna-se um tapete, se não continua um kilim.
Os kilims, são produzidos pelos mesmos nómadas que produzem os tapetes tribais, mantendo as mesmas características dos tapetes tribais porém sem pêlo. São utilizados pelas tribos no seu uso diário. Sentam, comem e dormem nos kilims, que transportam quando migram. São recomendados para ambientes mais descontraídos, praia e montanha.

Kirmanshah: Cidade Iraniana do Curdistão onde são produzidas tapeçarias comdesenho Herati.

Konya: Uma das cidades mais conhecidas da Turquia e com grande tradição na produção de carpetes. Os mais belos exemplares de carpetes da Anatólia foram produzidos nesta região.

Kuba: Uma das mais importantes cidades do Azerbaijão, localizada na região de Shirwan. As peças mais antigas são muito procuradas, apesar da grande dificuldade em se encontrarem.

Kufik: Desenho tradicional em carpetes do Cáucaso, inspirado no antigo alfabeto Árabe Kufic.

Kurk (Kork): Tipo especial de lã, essencialmente conhecida pela sua grande qualidade, suavidade e das suas longas fibras. Em muitas qualidades de tapetes este nome é usado, algumas vezes, antes do nome da região para uma melhor distinção de qualidade.

  Voltar

  • PayPal
  • Mastercard
  • Visa