Sobre Tapetes

Mamluk: Carpetes produzidas no Egipto, muito provavelmente entre os Séc. XIII e XVI. Estas Tapeçarias caracterizam-se por desenhos com grandes medalhões e complexos desenhos geométricos envolventes.

Manutenção: Processos que devemos ter em conta para que o nosso tapete esteja sempre em boas condições: Aspirar, Rodar, Lavar correctamente, Protecção da luz solar, etc.

Por favor veja o nosso Manual de conservação

Marrocos: Este país localiza-se no Norte de África e deixou de ser uma colónia Francesa em 1956, sendo presentemente uma Monarquia. A capital de Marrocos é a cidade de Rabat.
Apesar da sua grande tradição na produção de Tapeçarias, nunca foram muito populares na Europa e Estados Unidos da América, sendo que a totalidade da produção era para consumo interno e para venda aos turistas. Hoje os tapetes de Marrocos começam a popularizar-se bastante, principalmente no mercado Alemão.

Medalhão: Desenho central de uma carpete, em forma de medalhão e que é um dos principais elementos de onde todo o desenho se desenvolve.

Medidas: Existem dois sistemas: O sistema métrico usado em quase todo mundo e o sistema Imperial Britânico usado essencialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos da América.
O sistema Britânico baseia-se na unidade de Pés e Polegadas. Um Pé tem 12 Polegadas ou no sistema métrico 30,48 cm ou aproximadamente 0,30 MT. Normalmente estas são as unidades de medida usadas na comercialização de tapeçarias.

Mesquita Sheikh Lotfollah: Esta é sem dúvida a mais famosa Mesquita da cidade de Isfahan. Construída na Praça central desta cidade durante a Dinastia Safavid. O desenho do Azulejo usado na grande cópula é fonte de inspiração para muitos medalhões de Carpetes Persas Isfahan.

Metro: Principal unidade de medida de comprimento e usada em quase todos os países do mundo, excepção aos Estados Unidos da América e Reino Unido.
Podemos dizer que 1 MT = 39,37 Polegadas.

Mihrab: É um nicho numa Mesquita que se encontra sempre direccionado para Meca, cidade sagrada da religião Islâmica. Este nome também se aplica a alguns desenhos em carpetes de Oração, representando esse mesmo Nicho com uma Lâmpada suspensa.

Moharramaat: Desenho característico de região Persa de Qum. Este desenho caracteriza-se por Riscas verticais ao longo do tapete sempre com a mesma largura, mas por vezes com motivos diferentes de risca para risca. As cores podem também variar de risca para risca, por vezes repetem-se como os desenhos.

  Voltar