Sobre Tapetes

Padrão de Herati, Padrão de Peixe: Um motivo consistindo numa flor dentro de um diamante e encurvando folhas fora do diamante que é paralelo a cada lado. Este motivo é comummente usado no campo de um todos-em cima de plano.
As folhas, às vezes, parecem semelhantes a peixe. Muitas versões de padrão de Herati existem de geométrico para curvilíneo e simples para complexo.

Paquistão: Este país localiza-se no Sul da Ásia e a cidade de Islamabad é a sua capital. A tradição de produção de tapetes remonta ao Séc XVI durante o reinado de Akbar Shah. Hoje o Paquistão além das sua produção tradicional é local de comercialização de tapetes provenientes do Afeganistão e Turquemenistão.

Pardeh: Este é o nome Persa atribuído a carpetes com uma dimensão aproximada de1,50x2,50.

Passadeiras: Tapeçaria longa e de largura estreita. A grande maioria daspassadeiras tem medidas entre os 0,70x2,00 até 0,80x6,00.

Pêlo: São formados pelas pontas cortadas, dos nós amarrados sobre a fundação.

Programa (Produção de Carpetes): Durante Séculos a produção de Tapeçarias seguia o método tradicional, ou seja, cada região tinha a seu estilo de desenhos, combinação de cores e técnica de manufactura. Todos os Tapetes eram produzidos mediante a inspiração de quem os fazia e de acordo com o seu gosto. No entanto, as exigências do mercado Ocidental (Europa e América) começaram a ser diferentes, sendo que o consumidor final exigia uma peça que tivesse uma ligação perfeita com a sua decoração. Nesse sentido e, paroximadamente, nos últimos vinte anos, optou-se então pela produção programada de Tapeçarias.
Este sistema faz com que se produzam Tapeçarias de diferentes estilos (Turquia, Persas, Nepal, etc.) de acordo com o gosto do cliente (desenhos, cores e medidas). Em termos de qualidade de produção este tipo de tapetes em nada se diferencia das peças únicas, pois o trabalho é exactamente o mesmo.
Do ponto de vista do cliente este tipo de produção faz com os níveis de satisfação sejam muito maiores, pois tem a sua disposição uma grande variedade de estilos que se possam coordenar com a decoração existente e ao mesmo tempo escolher a medida mais conveniente para o espaço disponível. Já em relação ao cliente coleccionador este tipo de tapete não é o mais indicado.

  Voltar