Sobre Tapetes

Taban (Turquia): Nome atribuído a tapetes de grande dimensão, mais de 6 M2.

Tapete de Oração: Tapete rectangular com um desenho assimétrico (só com uma direcção) e com uma medida aproximada a 1,00x1,50. Estes tipo de tapetes foram produzidos pelas comunidades Muçulmanas para serem usados durante as suas orações. O desenho destes tapetes representa o Mihrab das Mesquitas e durante as orações tem que estar voltado para Meca (cidade sagrada do Islão).

Tecelagem: Técnica de produção de tapetes.

Tibete: Neste momento o Tibete é parte da China, apesar do no passado ter sido independente. A produção e comercialização de tapeçarias nesta região remonta ao Séc. XVIII, tendo um estilo muito próprio, dada a sua riqueza cultural. Nos nossos dias a produção de carpetes continua activa, apesar de que muita da produção se deslocou para o Nepal, país que acolheu muita da população Tibetana durante a anexação Chinesa.

Tibetano (Nó): O Nó utilizado nos tapetes do Tibete / Nepal, é processado de maneira diferente do Nó Turco ou Persa. Durante a produção são feitos vários anéis, em volta de uma estrutura de metal redonda, entrelaçada na Trama. Quando chega ao final de cada linha esses anéis são cortados ao mesmo tempo formando o Nó Tibetano.

Tintos: Os tintos são usados para colorir (Tingir) as fibras (Lã, Algodão e Seda). Existem dois tipos de Tintos: Naturais e Sintéticos.

Tintos Naturais: Todos as fibras (Lã, Seda, Algodão) que eram tingidas até ao Século IXX eram de origem: Vegetal (Plantas e raízes), Animal e Mineral.

Tunísia: Este país localiza-se no norte de África e a sua capital é cidade de Tunis. Esta era uma colónia Francesa e que se tornou independente em 1956. Apesar da sua tradição em produção em Tapeçarias, estas nunca se tornaram populares nos mercados Ocidentais. Apesar de tudo a produção de carpetes existe essencialmente para o mercado local ou para venda a turistas.

Turquemenistão: Este é um país que resultou da fragmentação da União Soviética em várias repúblicas, localiza-se na Ásia central e a sua capital é Ashgabad. A produção de tapeçarias é uma tradição centenária, sendo uma região habitada por tribos de diferentes étnias.

Turquia: A Turquia divide a Europa da Ásia, Istambul é o ponto de referência. A capital da Turquia é a cidade de Ankara, apesar de que o grande centro de negócios e a maior cidade deste pais é Istambul, antiga Constantinopla. A produção de tapeçarias remonta ao Séc. XIII, a maior evidência são as pinturas Europeias deste século que apresentam muitas
tapeçarias de Anatólia. Apesar da tradição a produção de tapetes não é comparável à do Irão, sendo bastante mais baixa, no entanto os tapetes Turcos sempre foram muito populares na Europa pela sua beleza e qualidade.

  Voltar

  • PayPal
  • Mastercard
  • Visa